5 de jan. de 2016

A aluna Vanessa Helen Soppelsa é medalhista de ouro na 11ª Obmep!!!


Links das reportagens: 

http://www.redesul.am.br/garibaldi-am/noticias/educacao/08-12-2015/estudante-garibaldense-conquista-medalha-de-ouro-na-olimpiada-brasileira-de-matematica

http://www.garibaldi.rs.gov.br/informacoes/noticias/aluna-e-medalha-de-ouro-na-olimpiada-brasileira-de-matematica/


Fonte: site Prefeitura Municipal de Garibaldi
A aluna Vanessa Helen Soppelsa, do 6º ano, da EMEF Madre Felicidade, conquistou Medalha de Ouro, na Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP). Das 200 medalhas de ouro que estavam na disputa no Brasil, o Rio Grande do Sul recebeu 25 e o município de Garibaldi recebeu uma.
A Olimpíada de Matemática é uma realização do Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada – IMPA – e tem como objetivo estimular o estudo da matemática e revelar talentos na área.
O concurso acontece em dois momentos. Na 1ª fase são realizadas provas nas escolas inscritas e os melhores classificados passam para a 2ª fase, onde também realizam uma prova, concorrendo a medalhas de ouro, prata, bronze e menções honrosas.
Na primeira fase participaram mais de 47.500 escolas em 99,48% dos municípios brasileiros, totalizando quase 18 milhões de estudantes, sendo que destes, quase 890 mil, passaram para a segunda fase. No dia 27 de novembro foram divulgados os resultados da Olimpíada deste ano.
A aluna Vanessa Helen Soppelsa, do 6º ano, da EMEF Madre Felicidade, é aluna da professora Marcia Fritsch Gonçalves e conquistou Medalha de Ouro, no nível I (que corresponde ao 6º e 7º anos). Vanessa disse que ficou feliz, e aguardando o resultado ansiosa, pois tinha conseguido resolver com facilidade as questões da prova. "Na verdade, a pessoa que está feliz mesmo é a minha mãe. Quero continuar estudando para poder ser contemplada com uma bolsa de estudos para a graduação" reforça Vanessa. A mãe da Vanessa também é professora de matemática da rede municipal de ensino, na EMEF Attílio Tosin.
O aluno Gabriel Moro Bortolini, do 7º ano, da EEEM Dante Grossi é aluno da professora Michele Poletto Policarpio, conquistou Medalha de Bronze, nível I.
As medalhas de ouro serão entreguem em uma cerimônia de premiação nacional organizada pela Coordenação Geral da OBMEP com a presença da presidente da República e ou do Ministro da Educação e as medalhas de prata e bronze são entregues em cerimônias regionais. Os certificados de menção honrosa são enviados pelo correio para cada aluno premiado.
Os alunos premiados com medalhas e menções honrosas têm a oportunidade de participar do Programa de Iniciação Científica (PIC), que visa transmitir aos alunos cultura matemática básica e treiná-los no rigor da leitura e da escrita de resultados, nas técnicas e métodos, na independência do raciocínio analítico, entre outros. O aluno participa de atividades orientadas por professores qualificados nas instituições de ensino superior e de pesquisa. Com isso, pretende-se despertar a vocação científica do aluno, além de estimular a criatividade por meio do confronto com problemas interessantes da Matemática.
Os participantes do Programa de Iniciação Científica recebem uma bolsa auxílio. Trata-se de um incentivo financeiro mensal concedido pelo CNPq - Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico aos medalhistas que aderiram ao programa e acompanham todas as etapas do PIC. Ser bolsista do CNPq é um diferencial e uma valorização especial do currículo de qualquer aluno, a aluna Vanessa já fez a inscrição e será bolsista.
Segundo a diretora da escola Madre Felicidade, Vanessa Morelatto Hack Vanessa é uma aluna muito dedicada aos estudos, sua postura de estudante enche de orgulho os seus professores e colegas. "A escola parabeniza também as professoras de matemática Márcia Fritsch Gonçalves e Tânia Morelatto, pelo empenho e incentivo que dão aos alunos”.
Para a Secretária de Educação, Simone Cristina Rosanelli Chies, é uma honra muito grande para Garibaldi receber uma medalha de ouro através de uma aluna da rede municipal de ensino. Isso demonstra o diferencial pedagógico da Escola Madre Felicidade, na qual a aluna Vanessa estuda.


Nenhum comentário:

Postar um comentário