Reportagem do site da Prefeitura Municipal de Garibaldi
Link: http://www.garibaldi.rs.gov.br/informacoes/noticias/emef-madre-felicidade-recebe-certificacao-oficial-do-pea-unesco/
Link: http://www.garibaldi.rs.gov.br/informacoes/noticias/emef-madre-felicidade-recebe-certificacao-oficial-do-pea-unesco/
Foi oficialmente descerrada nesta quinta-feira, dia 30, a placa da certificação da EMEF Madre Felicidade no Programa de Escolas Associadas da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (PEA-Unesco).
Ao recepcionar os convidados, a diretora, Vanessa Morelatto Hack, lembrou o empenho ao longo de dois anos para a escola integrar o programa. “Para nós, é como receber ‘o Oscar’ da educação. A espera compensada, na qual tivemos a certeza que estamos fazendo nesta escola uma educação pública de qualidade e humana. Vamos prosseguir neste caminho com mais dedicação que nunca para a manutenção deste selo”, garantiu a diretora.
A secretária municipal de Educação, Simone Rosanelli Chies, expressou o orgulho em contar com duas escolas integrantes do PEA, sendo o primeiro município na Serra Gaúcha. “O retorno dessa associação é muito mais que financeiro. As escolas associadas contam com um diferencial pedagógico, uma vez que passam por avaliações nacionais e internacionais”, enalteceu a secretária. Além da Madre Felicidade, Garibaldi conta com a EMEF Pedro Cattani associada ao programa.
O esforço da equipe na busca por resultados que refletem no desenvolvimento dos alunos foi destacado pelo prefeito Antonio Cettolin. “Essa certificação constata que a qualidade do nosso ensino é de alto nível”, concluiu.
O evento contou com a presença da coordenadora nacional do PEA-Unesco, Myriam Tricate, a coordenadora no Estado, irmã Maria Madalena Uliana, e a relatora da certificação, Sueli Matos da Silva. Vinda de São Paulo especialmente para o evento, a coordenadora nacional declarou estar encantada com o trabalho desenvolvido na escola. “O PEA é uma rede global em que trabalhamos em projetos mais que interessantes, são importantes. Não somos mais apenas ‘formigas’, e sim uma grande voz ativa para trabalharmos juntos por um mundo melhor”, afirmou Myriam. O Brasil é o segundo país no ranking mundial do PEA-Unesco, atrás apenas do Japão, conforme a coordenadora.
A escola foi contemplada com um kit da Fundação Siemens, contendo mais de 100 experiências para estudantes do 2o ao 5o ano. Além disso, surpreendidas pelo reconhecimento com o qual foram recepcionadas, as coordenadoras convidaram a escola a ter seu trabalho apresentado no Encontro Nacional do PEA-Unesco no próximo ano.
Entre apresentações artísticas de estudantes da escola, a Secretaria Municipal de Educação homenageou as coordenadoras do programa e a equipe diretiva, professores e funcionários da escola.
Trajetória
A confirmação de que a EMEF Madre Felicidade foi contemplada ocorreu durante o Encontro Nacional PEA-Unesco em outubro do ano passado. A escola apresentou, em março de 2016, seu projeto pedagógico ao PEA, para avaliação nacional e internacional. A certificação foi recebida no último mêsde setembro, em Foz do Iguaçu.
Para alcançar a distinção, é preciso estudar e conhecer a Organização das Nações Unidas (ONU) e a Unesco, e estar alinhada aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) e à Agenda da Educação 2030, que contemplam Cultura de Paz e Cidadania Global.
No Brasil há 367 escolas integrantes do programa, contabilizando cerca de 340 mil alunos envolvidos. Há apenas 120 escolas públicas, aproximadamente, integrantes em todo o país.
Nenhum comentário:
Postar um comentário